COMO ALAVANCAR SUAS VENDAS

O licenciamento de marcas é hoje uma excelente estratégia de vendas para as diversas empresas, que ganham com o valor agregado aos seus produtos, abrindo assim, diversos mercados e conquistando mais consumidores com os novos produtos licenciados.

Essa estratégia já vem sendo usada há muitos anos, por grandes marcas e personagens, animados ou não que, com o licenciamento, divulgam e reforçam cada vez mais suas marcas, ao mesmo tempo que ajudam a alavancar as vendas de diversas empresas pelo mundo.

E essa estratégia também foi descoberta por outras marcas como times de futebol, astros da musica, cinema e de esportes, ONGs que dividem o mercado de licenciamento com as diversas marcas de personagens infantis.  Afinal existe um grande e potencial público consumidor, ávido por novidades e pronto para se conquistado.

Os dados da ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento - mostram que o Brasil ainda pode e deve crescer muito nesse mercado, pois são cerca de 1.500 empresas licenciadas apenas e 700 licenças disponíveis, nacionais e internacionais espalhadas entre as mais de 60 agencias licenciadoras.  Muito pouco se compararmos ao mercado de licenciamento dos EUA, por exemplo, cujo faturamento com o licenciamento deve alcançar US$ 150 bilhões, apenas nos EUA. 

Os países que mais trabalham o licenciamento pelo mundo são: EUA, Japão, Inglaterra, México, Canadá e Brasil, que está em sexto lugar nessa lista.  O potencial de crescimento é enorme, considerando-se que, pelo menos outras 20 mil empresas ainda podem ingressar neste mercado no Brasil.

Para 2019, a expectativa é de um crescimento entre 3% e 4% do mercado em geral, conforme dados da ABRAL. Em termos mundiais, a previsão é de que estas transações possam atingir US$ 240 bilhões.

O licenciamento sempre deve ser muito bem estudado e planejado, e pode trazer grandes benefícios para sua empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, agregando valor a um produto ou mesmo um serviço. E não é uma pratica com custo elevado, apenas deve ser bem planejada para que qualquer empresa possa participar.

As empresas estão acordando para esse mercado, abrindo grandes oportunidades tanto para as marcas clássicas (que já estão no mercado há muitos anos) como para as grandes novidades e oportunidades do mercado brasileiro.

Estamos falando dos diversos artistas brasileiros que já criaram e ainda criam personagens, presentes em livros e animações nacionais, que estão divulgando a  temática  brasileira, nossa fauna e flora,  como  por exemplo, nossas florestas, a proteção ao nosso meio ambiente e sustentabilidade, mas também, passando os valores de amizade, diversão, solidariedade e muita aventura, conquistando assim um público ávido por novidades.

E aí temos os nossos clássicos brasileiros como Ziraldo e Mauricio de Sousa, cujo inicio veio pelo mercado literário com o Menino Maluquinho e a Turma da Mônica, mas também destacamos os novos artistas, lançados no mercado como Nestablo Ramos, que também vem do mercado literário, com seus livros paradidáticos no formato de histórias em quadrinhos, Walbercy e Rafael Ribas, com seus longas animados que já fazem um grande sucesso, além de Dario Bitencourt,  e que chegam para conquistar e abrir o mercado de licenciamento das marcas nacionais, entre tantos outros artistas, que fica até difícil nomear todos.

E não podemos esquecer é claro, daqueles talentos nacionais que hoje vivem e trabalham no exterior como Cleber Redondo e Carlos Saldanha, que já fazem grandes trabalhos de animações em 3D.

Portanto, são muitas as marcas e os personagens, e mais ainda, as novidades que chegam ao mercado de licenciamento brasileiro, conquistando cada vez mais novos consumidores e que estão em busca de empresas e produtos licenciados.

Ou seja, novas marcas nacionais estão chegando ao mercado de licenciamento brasileiro, em busca dessas empresas interessadas em ampliar e/ou entrar neste ainda considerado seleto grupo de empresas licenciadas, para ampliar suas vendas.

Afinal, a união de produtos às marcas e personagens brasileiros também podem e deverão ampliar e abrir um novo campo de atuação de vendas para as mais diversas linhas de produtos, conquistando o sucesso, dentro do mercado brasileiro de licenciamento.

#licenciamento #nestabloramos # windmarketing # marketing 


Comentários (0)


Deixe um comentário