Licenciamento no Brasil

A ideia por trás do mercado de licenciamento de produtos é um nicho que permite aos fãs comprarem diversos itens com a marca de seus heróis, celebridades ou marcas favoritos e possuir em casa objetos dessas marcas como uma recordação.

Hoje, além dos filmes de cinema, também o esporte, a internet, séries de tv, personagens literários  e até mesmo games podem se transformar em licenciamento.

Segundo a Abral – Associação Brasileira de Licenciamento –usar uma marca, imagem ou propriedade intelectual e/ou artística, devidamente registrada, rendeu em 2017  cerca de R$ 18 bilhões para o varejo, um crescimento de 50% nos últimos 5 (cinco) anos.

Para 2018, o estimado, até o final do ano, serão 500 empresas licenciadas e cerca de 600 licenças disponíveis, sendo 80% dessas marcas estrangeiras e 57% na categoria entretenimento, que reúne cinema e televisão, agregando grandes franquias.

Assim, uma empresa que trabalha com produtos licenciados precisa estar antenada às novidades e lançamentos de filmes e séries de tv que farão sucesso junto ao seu público – crianças, jovens ou adultos.

A licença certa agradará os consumidores e para isso é importante  entendermos o que explica o sucesso de determinada marca e a compatibilidade dos valores da empresa com os cultuados pelo público alvo que desejamos atingir.

A marca escolhida deve engajar o público, criar defensores voluntários e mesmo assim haverão muitos desafios a serem superados no mercado de licenciamento brasileiro.

Encontrar parcerias rentáveis, distribuir produtos de qualidade, compartilhar dos mesmos valores e principalmente, estar sempre atento aos desejos do consumidor, o que os agrada e motiva, pois eles estão sempre em transformação.

Trabalhar com produtos licenciados é mais do que simplesmente vender produtos, é oferecer a emoção, que a marca representa.

Claro que o preço, estoque e a diversidade de portfólio são importantes, porém é esse sentimento que uma marca provoca que representa o principal ativo do licenciamento.

E produto licenciado vende mais?

Aqui entramos em um assunto muito interessante, a resposta ideal seria “depende de sua estratégia”, mas geralmente eles acabam dando um retorno em vendas bem interessante.

O resultado de um programa de licenciamento aplicado a um produto depende totalmente de decisões estratégicas, como a escolha da melhor propriedade para seu público e canal, desenvolvimento de um bom produto, que explore bem o universo lúdico trabalhado pela licença, e o cenário onde você estará atuando. De nada adianta querer fazer, por exemplo, um relógio adulto masculino com a marca infantil Patati-Patata. Em geral, quando bem escolhida a licença, e o produto bem trabalhado, o resultado de um programa de licenciamento refletirá de 20 a 50% em vendas a mais do que um produto de marca própria, o que significa muito, pois o produto licenciado permite uma faixa de lucratividade superior ao produto convencional.

Com o licenciamento você poupa grandes investimentos de mídia, em desenvolvimento de produto, em divulgação e lança um produto para um público que já conhece e gosta da marca. Tem alto valor agregado e aumenta sua margem de lucro.

Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/o-cenario-do-mercado-de-licenciamento-no-brasil/

Fonte: http://abral.org.br/o-setor/

Fonte : http://www.lantindesign.com.br/blog/licenciamento-de-marcas-esportivas/

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