PORQUE ATRELAR SEU PRODUTO A UM PERSONAGEM PODE SER UM BOA ESTRATÉGIA DE MARKETING?

Atrelar seu produto ou serviço a um personagem pode ser uma boa estratégia de marketing, mas é preciso avaliar com atenção os prós e contras.

 

Mas afinal, o que querem as empresas quando associam seus produtos a um personagem ou uma marca infantil? Com certeza, de alguma maneira, todas querem vender produtos para crianças. O licenciamento é uma estratégia de marketing que muitas empresas utilizam para reforçar e/ou ampliar seu portfólio. A prática ocorre tanto ao aliar uma marca quanto um personagem ao produto ou serviço da empresa. Pode ser usado para gerar maior apelo emocional para o consumidor e promover a empresa que oferece o produto por meio dessa associação positiva.

Alguns termos importantes que você deve saber se estiver interessado no assunto, segundo a definição da Abral (Associação Brasileira de Licenciamento):

•             Licenciador é o proprietário ou o detentor dos direitos da licença.

•             Agência de Licenciamento é a representante oficial do licenciador e responsável pela negociação, comercialização e gestão dos contratos de licenciamento.

•             Licenciado é a empresa que contrata o uso da marca para seus produtos ou serviços. Pode ser uma indústria, varejo ou prestadora de serviços.

•             Contrato de Licenciamento é o documento que regula a relação entre o Licenciador e o Licenciado no uso das Marcas.

No universo dos empreendedores, a maioria tende a ser licenciado.

Para quem está considerando ser licenciado, há dois pontos principais a se considerar: qual é o ganho para a empresa e qual é a perspectiva para o longo prazo, caso o contrato seja encerrado.

QUAL O GANHO ?

O maior benefício de um licenciamento é diminuir o esforço com marketing.  A Abral estima que um produto licenciado tenha um giro 45% maior, em média, do que similares, mas um bom marqueteiro deve avaliar o que seu público-alvo pensa e deseja.

Ou seja, a empresa não pode simplesmente escolher um personagem ou marca por sua fama. Ela deve avaliar também se o personagem é adequado para sua linha de produtos e para o seu cliente. O empreendedor deve entender o que o personagem traz para a marca.

A empresa que opta por ser uma licenciada não pode desvalorizar seu trabalho e sua marca própria e muito menos se tornar dependente do contrato do licenciamento. Ela deve avaliar o projeto em seu ciclo de início-começo-fim e calcular, desde o início, quais as atitudes a tomar no caso de um término de contrato.

QUAL A PERSPECTIVA A LONGO PRAZO ?

Os contratos de licenciamento têm um prazo limitado, com renovações no término. Normalmente duram de 1 a 2 anos em uma relação inicial, e em alguns casos podem ter 5 ou mais anos, quando a relação entre o licenciado e o licenciador estiver mais madura.

É importante que o licenciado avalie sempre o que quer hoje e o que pode acontecer no término do contrato, caso não haja uma renovação e a relação seja encerrada.

A empresa que opta por ser uma licenciada não pode desvalorizar seu trabalho e sua marca própria e muito menos se tornar dependente do contrato do licenciamento. Ela deve avaliar o projeto em seu ciclo de início-começo-fim e calcular, desde o início, quais as atitudes tomar em um término de contrato.

Fonte: https://endeavor.org.br/marketing/como-fazer-licenciamento/

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