PORQUE ATRELAR SEU PRODUTO A UM PERSONAGEM PODE SER UM BOA ESTRATÉGIA DE MARKETING?
Atrelar seu produto ou serviço a um personagem
pode ser uma boa estratégia de marketing, mas é preciso avaliar com atenção os
prós e contras.
Mas afinal, o
que querem as empresas quando associam seus produtos a um personagem ou uma
marca infantil? Com certeza, de alguma maneira, todas querem vender produtos
para crianças. O licenciamento é uma estratégia de marketing que muitas
empresas utilizam para reforçar e/ou ampliar seu portfólio. A prática ocorre
tanto ao aliar uma marca quanto um personagem ao produto ou serviço da empresa.
Pode ser usado para gerar maior apelo emocional para o consumidor e promover a
empresa que oferece o produto por meio dessa associação positiva.
Alguns termos
importantes que você deve saber se estiver interessado no assunto, segundo a
definição da Abral (Associação Brasileira de Licenciamento):
• Licenciador é o proprietário ou o detentor dos direitos da licença.
• Agência de Licenciamento é a representante oficial do licenciador e
responsável pela negociação, comercialização e gestão dos contratos de
licenciamento.
• Licenciado é a empresa que contrata o uso da marca para seus
produtos ou serviços. Pode ser uma indústria, varejo ou prestadora de serviços.
• Contrato de Licenciamento é o documento que regula a relação entre
o Licenciador e o Licenciado no uso das Marcas.
No universo
dos empreendedores, a maioria tende a ser licenciado.
Para quem está
considerando ser licenciado, há dois pontos principais a se considerar: qual é
o ganho para a empresa e qual é a perspectiva para o longo prazo, caso o
contrato seja encerrado.
QUAL O GANHO ?
O maior
benefício de um licenciamento é diminuir o esforço com marketing. A Abral estima que um produto licenciado tenha
um giro 45% maior, em média, do que similares, mas um bom marqueteiro deve
avaliar o que seu público-alvo pensa e deseja.
Ou seja, a
empresa não pode simplesmente escolher um personagem ou marca por sua fama. Ela
deve avaliar também se o personagem é adequado para sua linha de produtos e
para o seu cliente. O empreendedor deve entender o que o personagem traz para a
marca.
A empresa que
opta por ser uma licenciada não pode desvalorizar seu trabalho e sua marca
própria e muito menos se tornar dependente do contrato do licenciamento. Ela
deve avaliar o projeto em seu ciclo de início-começo-fim e calcular, desde o
início, quais as atitudes a tomar no caso de um término de contrato.
QUAL A PERSPECTIVA A LONGO PRAZO ?
Os contratos
de licenciamento têm um prazo limitado, com renovações no término. Normalmente
duram de 1 a 2 anos em uma relação inicial, e em alguns casos podem ter 5 ou
mais anos, quando a relação entre o licenciado e o licenciador estiver mais
madura.
É importante
que o licenciado avalie sempre o que quer hoje e o que pode acontecer no
término do contrato, caso não haja uma renovação e a relação seja encerrada.
A empresa que
opta por ser uma licenciada não pode desvalorizar seu trabalho e sua marca
própria e muito menos se tornar dependente do contrato do licenciamento. Ela
deve avaliar o projeto em seu ciclo de início-começo-fim e calcular, desde o
início, quais as atitudes tomar em um término de contrato.
Fonte: https://endeavor.org.br/marketing/como-fazer-licenciamento/
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