Reciclagem química, a nova moda que ajuda a natureza

Precisamos avaliar e mudar todas as formas de descarte de lixo tanto o doméstico como o industrial, pelo bem de nosso planeta.  Vamos repensar nossas atitudes copiando ideias que podem salvar a natureza? Aqui vai uma ideia.  

 

É cada vez maior a quantidade de tecidos descartados em aterros sanitários no mundo. Como consequência da indústria da moda, o excesso de tecidos contribui para o aumento preocupante da quantidade de lixo produzido no mundo. Atualmente, uma aposta promissora para lidar com esse problema é a reciclagem química de tecidos.

 

Com o crescimento da fast fashion, formada por peças de baixo custo e feitas para durarem pouco, junto aos retalhos que sobram durante a produção da indústria têxtil, o desperdício de tecidos se tornou um problema que precisa ser enfrentado por fabricantes, designers e consumidores.

 

Segundo relatório de 2017 da Fundação Ellen MacArthur, que trabalha para incentivar e desenvolver a economia circular, mais da metade da produção de moda fast fashion é jogada no lixo em menos de um ano, e, em todo o mundo, um caminhão de tecidos é queimado ou descartado em aterros a cada segundo.

 

Com as novas técnicas de reciclagem química, os tecidos são quebrados quimicamente e podem se transformar em novos produtos com a mesma qualidade do material de origem ou até mesmo com qualidade superior, criando uma produção circular de longa duração.

 

Diferentes processos de reciclagem química vêm sendo desenvolvidos em todo o mundo, buscando saídas para o mesmo problema por caminhos variados e por técnicas revolucionárias.

 

No processo chamado Blend Re:Wind, criado pelo programa de pesquisa Mistra Future Fashion, um tecido composto de algodão e poliéster pode ter os dois tipos de fibras separadas e, com o algodão, é possível produzir novas peças de viscose de alta qualidade.

 

Outro nome importante nesse cenário é a Infinited Fiber (fibra infinita, em tradução livre), que utiliza uma tecnologia finlandesa para extrair celulose de diferentes fontes e produzir novos tecidos.

 

Um desafio dessa reciclagem é encontrar processos industriais de baixo custo e baixo impacto ambiental. Além disso, é importante reforçar a conscientização em todas as camadas e incentivar os consumidores a valorizar produtos reciclados e buscar uma moda mais sustentável.

 

Alguns dos novos processos de reciclagem química ainda não estão disponíveis no mercado, mas estão a caminho para transformar esse cenário.

 

#ecologia  #preservacaoambiental  # sustentabilidade #natureza  #windmarketing

Fonte : https://mudatudo.com.br/reciclagem-quimica-para-uma-moda-sustentavel/


Comentários (1)

Nestablo Ramos Neto

01 Março, 2019
Adorei! Espero que implementem rápido :D

Deixe um comentário