Voce sabe a história do uso do canudo de plástico?

Os primeiros canudos datam de 3.000 a.C..

Eles foram feitos pelas sumérias para evitar os subprodutos sólidos da fermentação da cerveja, que ficavam no fundo do copo. O canudo era basicamente um tubo de ouro enfeitado com pedras preciosas azuis, lembrando a bomba de chimarrão e de tererê utilizada pelos gaúchos.

Em 1800, o canudo de centeio (ou palha) se tornou popular por ser barato e macio. Sua desvantagem é que ele se desfazia facilmente com o contato com a água e dava sabor de centeio a todas as bebidas. Para resolver esse problema, surgiu o canudo de papel que, em 1888, foi adaptado e patenteado por Marvin C. Stone.

Com a invenção do plástico, os canudinhos passaram a ser feitos em larga escala com esse tipo de material.

Porém o tempo  fez surgir os problemas devido ao descarte feito sem responsabilidade, trazendo grandes impactos ambientais  pelo uso dos canudinhos de plástico.

O canudinho de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no Meio Ambiente!

A produção do canudinho de plástico contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável. Seu tempo de uso é muito curto - cerca de quatro minutos – mas o que são quatro minutos para nós equivalem a centenas de anos de poluição para o Meio Ambiente. Estima-se que 90% das espécies marinhas tenham ingerido produtos de plástico em algum momento, em boa  parte das vezes causando sua morte. Além disso, nas praias e mares, esses canudos são também fonte de formação de microplástico, o pior formato possível para o plástico e que já está presente nos alimentos, no sal, na água potável e até em garrafas de água mineral!

Agora, vamos imaginar o consumo? Se utilizarmos por exemplo, canudos de seis milímetros de diâmetro, o volume ocupado pelo total usado, somente pelos brasileiros, em um ano equivale a um cubo de 165 metros de aresta, 50 metros mais alto que o edifício Copan, em São Paulo.

E se empilharmos os canudos consumidos pelos brasileiros em um ano em um muro de 2,10 metros de altura, seria possível dar uma volta completa na Terra, em uma linha de mais de 45.000 quilômetros de largura! Assustador não acha?

E não adianta usar o canudinho de plástico, jogar na lixeira e achar que está tudo bem. Mesmo se descartado corretamente, e levado para aterros legalizados, o canudinho pode escapar pela ação do vento (principalmente por ser leve) e ser carregado pela chuva para mares e rios, impactando toda a fauna aquática.

O mercado tem se ajustado à luta contra os descartáveis e começam a surgir alternativas. O canudo de papel é cada vez mais comum e já existem também modelos de canudinho biodegradável e até comestível.

O canudo de plástico é um item a ser evitado.

Preocupados com o Meio Ambiente e com os impactos do lixo plástico, alguns empresários já lançaram alternativas ao canudo de plástico.

Um grande exemplo disso é  o INSTITUTO ECOLOGICO AQUALUNG, atuante na luta pela preservação do Meio Ambiente  e respeitada internacionalmente por seus projetos de preservação ambiental que também entrou nessa luta contra o plástico.

Para ajudar a eliminar os canudos plásticos dos nossos oceanos, auxiliar a preservação da nossa vida marinha, e também apoiar o Projeto Tatui de Educação Ambiental  e Limpeza das praias  eles estão lançando um canudo de papel que reduz em muito esse impacto ambiental.

Ao comprar esses canudos, a empresa ou  estabelecimento comercial além de auxiliar na luta contra o lixo plástico,  estará também apoiando e ajudando a manter o Projeto Tatuí de Educação Ambiental e de Limpeza de Praias, que há 11 (onze) anos realiza importantes ações ambientais em escolas e outras comunidades importantes.

Venha fazer parte desta luta! Ajude a manter este e outros projetos desenvolvidos pelo Instituto Ecológico Aqualung!

 Informações pelo WhatsApp  21-98851.2235

warleiaqualung@gmail.com


FONTE: https://www.ecycle.com.br/6344-canudo-de-papel-de-plastico-alternativa-biodegradavel-comestivel-sustentavel

FONTE: https://www.ecycle.com.br/6307-canudos-descartaveis-canudinho-de-plastico

 

 


Comentários (0)


Deixe um comentário