ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO - PORQUE ABANDONAR? VAMOS CUIDAR DELES !!

Muitas pessoas aproveitam a companhia de um animal de estimação e não pensariam nem por um segundo na possibilidade de se desfazer do seu cachorro ou gato, que, frequentemente, é considerado como parte da família. Entretanto, a convivência entre pessoas e animais nem sempre é um sucesso e em alguns casos a relação fracassa.

Mas por que tantos cachorros e gatos acabam ficando em abrigos e associações protetoras?  É válido perguntar, principalmente, quando se tem em conta a quantidade de benefícios que os pets oferecem para o bem-estar físico e mental das pessoas, além da expectativa de muitos futuros proprietários  de que o cachorro ou gato acabará sendo um fiel companheiro de vida e um amigo. Aliás, a resposta dessa pergunta representa o primeiro passo para planejar medidas que ajudam a reduzir ou erradicar o abandono dos animais de estimação.

Alguns dos principais motivos de abandono de cachorros e gatos são: ninhadas inesperadas, mudança de casa, fatores econômicos, perda de interesse pelo animal e comportamento problemático do animal de estimação. Entre os motivos menos frequentes temos:  alergia de algum membro da família, nascimento de um filho  internamento ou morte do proprietário ou férias da família.

No entanto, quando existe interesse podemos encontrar uma solução para erradicar este problema e com certeza, poderíamos copiar a idéia para a nossa cidade ou o nosso país.  Vejam o que fez a Holanda!

O QUE FEZ A HOLANDA SER O PRIMEIRO PAÍS DO MUNDO SEM ANIMAIS ABANDONADOS?

Já imaginou sair por aí e não ver nenhum animalzinho vivendo na rua? Pode parecer um sonho muito, muito distante, mas a Holanda conseguiu e se tornou referência no assunto! Infelizmente, grande parte dos países no mundo ainda carece de projetos para isso e precisa lidar com o alto número de cães e gatos abandonados, inclusive no Brasil. Mas tem solução sim, viu? Nós vamos te mostrar como a Holanda erradicou o problema e dar ideias de como você pode ajudar os bichinhos que vivem na sua cidade.

MEDIDAS PÚBLICAS: A RESPOSTA DA HOLANDA PARA O ABANDONO DE ANIMAIS

O que acontecia na Holanda para que as ruas estivessem cheias de animais abandonados é o que acontece na maioria dos países: a preferência por pets de raça. Com isso, os cãezinhos vira-latas ou mestiços acabavam sendo abandonados por aí. O que o governo do país resolveu fazer foi adotar ações públicas que pudessem reverter a situação e conscientizar a população.

O plano consistia em basicamente três pontos: campanhas de castração gratuita (quem já tinha o bichinho em casa também poderia castrar de graça), aplicação de multas altíssimas – algumas chegam a ultrapassar milhares de euros – para quem abandonasse um animal na rua e taxação de impostos sobre as famílias que optassem por adotar bichinhos de raça. Assim, a Holanda passou a educar os seus cidadãos sobre o tema e desestimular a compra de mascotes de raça. Ah, e você sabe a maior vitória dessas medidas? Não foi preciso sacrificar nenhum para que o número nas ruas chegasse a zero!

O QUE EU POSSO FAZER PARA AJUDAR A SITUAÇÃO DOS ANIMAIS ABANDONADOS NO BRASIL?

Uma volta no quarteirão da sua rua e é praticamente impossível não ver um ou mais animais abandonados, entre eles cães e gatos. Os números no Brasil são bem preocupantes: de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a estimativa é de que existam cerca de 30 milhões de animaizinhos sem família pelas ruas das cidades brasileiras. Em um país que carece de medidas públicas como o nosso, pequenas ações diárias se tornam grandes ajudas a esses mascotinhos. Olha só essas 5 atitudes que você pode ter:

1 – Adote um cachorro de ONGs ou abrigos: a adoção de vira-latas, normalmente resgatados de rua por voluntários, é um dos melhores caminhos para diminuir o número de animais nas ruas. É muito comum que eles já venham vacinados e castrados, mas, se não, também existem alguns locais que fazem isso de forma gratuita. Afinal, não precisa de raça para ter amor, né?

2 – Apadrinhe um animal: se você, por alguma razão, não puder adotar um cão ou gato, apadrinhe! Muitas ONGs e abrigos possuem planos de apadrinhamento em que você escolhe um bichinho e o ajuda mensalmente, ou de acordo com a sua condição. Você ainda pode levá-lo para passear, passar um dia com ele no abrigo e dar aquele carinho que todo animal merece!

3 – Ajude os animais de rua: caso você encontre algum cão ou gato próximo à sua casa, não o deixe lá! Ele pode acabar sendo atropelado ou fugir. Você pode levá-lo até um veterinário para vacinar e castrar – alguns veterinários são solidários à causa e fazem sem cobrar nada – e depois levá-lo até um abrigo de animais.

4 – Não cruze o seu cachorro: a gente sabe que é muito difícil resistir a filhotes fofos, mas acredite – castrar é uma das melhores coisas para o animal: diminui o risco de câncer tanto nas fêmeas quanto nos machos e o animal pode ficar mais dócil. Isso sem falar na questão de não colocar mais animais no mundo porque a gente ainda precisa dar conta dos muitos abandonados.

5 – Seja voluntário: as ONGs e abrigos de animais precisam de toda ajuda! Por isso, procure um local que seja conhecido e responsável na sua cidade e se ofereça para ajudá-los. Você pode oferecer doações e a sua própria mão de obra ajudando a cuidar dos animaizinhos. Não é o trabalho perfeito?

6 - Denuncie quem maltrata ou abandona animais: bater, negar água ou alimento também são considerados crimes. Qualquer pessoa que for testemunha de um abandono de animais domésticos ou exóticos pode ir à delegacia mais proxima. A Promotora de Justiça permite a denúncia anônima. Mas, para que a denúncia seja realizada, você precisa ter certeza do crime, pois, uma acusação falsa é outro crime. 

FONTES:

https://www.thebodyshop.com.br/beleza-do-mundo/o-que-fez-holanda-ser-o-primeiro-pais-do-mundo-sem-animais-abandonados/ Por Juliana Azeredo

https://www.affinity-petcare.com/br/os-motivos-por-tras-do-abandono-de-um-animal-de-estimacao

https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/2016-07-26/abandono-de-animais.html


#abandonodeanimais  #preservaçãoambiental #protecaoaosanimais  #euamosampa #UIPA #adocaoanimal  #osprotetores  #meioambiente  #petamigos  #ecologia  #nestabloramos


Comentários (1)

Reinaldo Santos Da silva

10 Janeiro, 2020
A pessoa tem que entender que Ao assumir tal compromisso, tem sim responsabilidade de uma família extra, ( com os pets), criar, cuidar ,veterinário, tudo ... Ao abandonar, caracteriza crime, simples assim.. Então vc que pensa em adotar um pet, seja gato,cachorro ,papagaio, o que for, certifique se que vc vai ter toda esta responsabilidade .

Deixe um comentário