AS PERUCAS E O CÂNCER INFANTIL – UMA LIÇÃO DE AMOR

AS PERUCAS E O CÂNCER INFANTIL – UMA LIÇÃO DE AMOR

 

Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado. 

 

O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. As leucemias são os cânceres mais comuns em crianças, atingindo com mais frequência a faixa etária dos 2 aos 5 anos de idade. Cânceres do sistema nervoso central vêm em seguida e, em terceiro lugar, os linfomas, que são cânceres do sistema linfático. 

 

Em meados dos anos 70, segundo dados do A.C.Camargo, apenas 20% das crianças com retinoblastoma (um câncer da retina do olho) podiam ser consideradas curadas, um índice que hoje está em 92%. Nas leucemias linfocíticas agudas essa taxa era de 20%, mas atualmente chega a 86%. Os tipos de câncer que atingem as crianças são muito diferentes dos que acometem os adultos.

 

Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), tumor germinativo (das células que vão dar origem aos ovários ou aos testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).

 

O estágio de crescimento e desenvolvimento dos tumores é outra diferença importante entre adultos e crianças, pois a imaturidade do organismo das crianças tem importantes conseqüências para o tratamento.

 

Nas crianças, as células cancerosas têm origem de células embrionárias primitivas, que muitas vezes crescem e se multiplicam mais depressa que nos adultos.

 

Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.  Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil por ano em 2017. As regiões Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos, 6.050 e 2.750, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.320), Centro-Oeste (1.270) e Norte (1.210).

 

Nos últimos 30 anos, o tratamento do câncer infantil deu um salto impressionante e, em média, nos centros especializados, como o A.C.Camargo Cancer Center, por exemplo, entre 70% e 80% delas ficam curadas, ou seja, vivem mais de 5 anos (e muitas vezes bem mais que isso) após o diagnóstico.


O câncer infantil pode ser tratado com cirurgia
radioterapia e quimioterapia ou pela combinação de duas ou mais dessas terapias. Apesar das exceções, o câncer infantil costuma responder bem à quimioterapia. É importante que o tratamento seja feito em centros especializados, porque tanto a criança com câncer quanto sua família têm necessidades especiais.

 

Porém, sabemos que o principal efeito colateral desses tratamentos é a completa perda de cabelos e de pêlos do corpo, o que abala a autoestima de crianças e adultos, fazendo com que se achem feios, se sintam tristes, diferentes das outras pessoas, principalmente as crianças. É difícil que elas aceitem que  é uma fase do tratamento, pois gostam de se sentir bonitas.

 

Uma das possibilidade é que essas crianças  possam  usar perucas, para fortalecer sua autoestima.

 

Em outubro/2013 duas amigas começaram um projeto que chamaram de Cabelegria, que consistia na doação de um pouquinho de cabelo para que elas confeccionassem peruquinhas para distribuição às crianças com câncer. O projeto cresceu, os eventos logo saltaram de 700 para 1.700 pessoas, além de outras perguntando como faziam a doação, e em menos de 6 meses nasceu a ONG Cabelegria, que hoje confecciona 100 perucas mensalmente para doação, em uma parceria selada com o Instituto SAB e o apoio da Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo.  São necessários 300 gramas de cabelo para confeccionar uma peruca.

 

Atualmente a ONG já conta com mais de 80 mil doações de todo o mundo. Com menos de 3 anos já entregaram mais de 550 peruquinhas.  E sua página no Facebook já conta com mais de 300 mil curtidas crescendo a cada dia, assim como o número de doadores.

 

Se cada um fizer a sua parte, com certeza teremos um número ainda maior de doadores de cabelo e novas peruquinhas poderão ser confeccionadas e, com certeza, mais e mais crianças poderão ser auxiliadas. Em seu site é possível ver fotos da entrega das perucas, doações e saber onde serão realizados novos eventos para receber doações de cabelo.

 

Vamos ajudar!  Ver o sorriso no rosto dessas crianças vale muito!!  Eu já fiz a minha parte!  E você?

 

#cancerinfantil  #cabelegria  #perucas   #peruquinhas  #autoestima  #Graac  #accamargo

 

FONTES : http://www.accamargo.org.br/

                 http://www2.inca.gov.br/

                 http://www.cabelegria.org/


Comentários (0)


Deixe um comentário