CORONAVIRUS OU COVID 19



Incrível como um pequeno vírus chamado coronavírus ou COVID-19, impossível de se ver está transformando o mundo, unindo povos, gerações, governos, trazendo o pânico, histeria e gerando uma pandemia nunca vista. Criando inclusive uma grave crise mundial em todos os sentidos. Fazendo com que todos nós comecemos a nos preocupar uns com os outros em busca de algo maior, da  saúde, paz e da liberdade de ir e vir para todos os lados. Sabemos que será um período e devemos fazer de tudo para que seja um período menor do que imaginamos. Afinal, unidos podemos vencer tudo!

Mas, aproveitando... o que é o coronavírus ?

Sabemos que alguns vírus dessa família viral já são conhecidos desde meados de 1960, várias pessoas já se infectaram com eles ao longo da vida, causando infecções e problemas respiratórios, tendo como principais sintomas a coriza, tosse, dor de garganta e febre, semelhantes a uma gripe ou resfriado comum.

Já o COVID-19 é um novo vírus dessa família descoberto em 2019 por biólogos chineses, do Instituto de Virologia de Wuhan. Porém não receberam a devida atenção nem da imprensa e nem das autoridades.

Menos de 10 meses depois, um aumento de crises respiratórias, justamente na cidade de Wuhan começou a chamar a atenção do mundo e dessa forma também, para a descoberta feita por esses biólogos e de uma frase em tom premonitório, escrita por eles no trabalho: “É altamente provável que surtos futuros de coronavírus se originem de morcegos, e há uma probabilidade maior de que isso ocorra na China”.

Foi o que rapidamente aconteceu, se espalhando por toda a Ásia, atingindo a Europa e todo o continente americano, de Norte a Sul, atacando principalmente os idosos e as pessoas com o sistema imunológico comprometido. De uma epidemia se transformou rapidamente em uma pandemia, em um curto espaço de tempo.

Exigindo assim, a união de vários governos, em torno de respostas e de buscar uma forma de se impedir uma disseminação ainda maior do vírus, até que se encontre a vacina e os melhores remédios para o tratamento, o  que vem sendo estudado por vários  governos ao mesmo tempo, ou seja,  todos os países, unidos por uma mesma resposta.

O maior alerta que temos hoje é tentarmos impedir a disseminação.  De que forma?

Com limpeza, lavando as mãos com água e sabão sempre que possível, e quando não é possível higienizar com álcool gel.  Porém sem paranóias. Já assistimos imagens em diversos locais de uma paranoia excessiva, onde as pessoas saem desesperadas comprando grandes quantidades de produtos ou alimentos, como se o mundo estivesse entrando em um colapso ou sendo destruído e tudo fosse acabar.

Voce está se sentindo dentro de um daqueles grandes  filmes do cinema de Hollywood não é? Mas não é.

Precisamos ter coerência, não é isso que está acontecendo! O que existe hoje é a necessidade de uma quarentena  para tentarmos impedir uma maior disseminação desse novo vírus, ainda sem vacina, afinal se todo mundo pegar o vírus não existirão leitos nos hospitais do mundo capazes  de tratar todas as pessoas ao mesmo tempo.

Uma pandemia pode parecer algo meio anormal e até assustador, mas agora mais do que nunca devemos unir nossos esforços para que todos possam se proteger.   Não sairmos de casa é o primeiro esforço, ou seja, o distanciamento social para evitarmos a disseminação.

Comprar todos os produtos das prateleiras sejam alimentos ou produtos de limpeza ou álcool gel, fazer um grande estoque em casa, tudo isso é uma loucura, é egoísmo, é uma histeria coletiva sem necessidade, afinal não estamos em guerra e também não é o fim do mundo.

E o que acontecerá com as demais pessoas que não puderam comprar? Isso tudo que está acontecendo é para o nosso aprendizado. Devemos pensar de uma forma diferente, mais  coletiva e não mais individual.

Estamos aqui e hoje, cada um de nós depende um do outro, somente unidos venceremos a luta contra esse vírus e contra qualquer outra coisa. É dessa forma que devemos passar a pensar.

 Vamos comprar o suficiente, sem excessos, para que todos possam ser atendidos? Afinal as indústrias já avisaram que  não faltarão  produtos e nem reposição.  

Fonte: http://saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/

http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-respiratoria/coronavirus.html 

#coronavirus  #todoscontracoronavirus  #windcontracovid19  #brasilcontraacovid19  #solidariedade  #windmarketing  #nestabloramos  #cleberredondo



Comentários (0)


Deixe um comentário