Crianças conscientes - planeta preservado - natureza agradece

Achei estas dicas super interessantes e importantes para dividir e repassar com nossas crianças, o futuro do planeta.  Só cabe a elas a missão de voltar a fazer do nosso planeta um lugar melhor para se viver, onde o respeito a natureza, ao animais, aos rios e mares seja realmente aplicado. Onde possamos ter ou melhor voltar a ter todos os nossos  rios navegáveis,  onde possamos nadar e encontrar peixes.

Uma das tarefas mais importantes da geração atual é educar crianças conscientes de seu papel na preservação do planeta e mais responsáveis como cidadãos e consumidores. Para isso, é preciso envolvê-las desde cedo nas escolhas da família e mostrar, no dia a dia, a importância da conservação da natureza.

Assim como atualmente a preocupação com questões ambientais e sociais passa pelos atos corriqueiros, é no cotidiano que as crianças podem ser ensinadas a fazer o seu papel para um mundo melhor, dentro da sua idade e da sua capacidade de compreensão. Apagar a luz ao sair do quarto e fechar a torneira ao escovar os dentes são pequenas lições que podem ser passadas todos os dias, mas a formação dos indivíduos que o futuro pede deve ir além disso.

Confira algumas dicas para formar novos cidadãos responsáveis desde cedo:

Mobilidade

Deixe o carro na garagem sempre que possível e tente mostrar como é agradável se movimentar pela cidade de outras formas. Uma caminhada até a escola, fazer pequenos percursos de bicicleta ou utilizar o transporte público, quando feito de forma segura, vai formar pessoas mais preparadas para as cidades do futuro, onde a mobilidade será mais variada e depender de automóvel não vai ser mais a melhor opção.

Estimule as crianças a fazer pequenos trajetos de bicicleta.

Consumo consciente

Crie as crianças em um ambiente no qual o consumo é feito de forma mais consciente, de acordo com as reais necessidades da família. Apesar dos fortes estímulos externos pelo consumismo desenfreado e inconsequente, pelo prazer na compra e pela valorização do acúmulo de objetos, é importante dar o exemplo de reaproveitamento do que ainda possui vida útil, do empréstimo e da troca.

Além disso, não devemos supervalorizar o momento da compra nem ensinar que adquirir um novo objeto – seja uma roupa, um brinquedo ou um celular – é a solução para a tristeza ou substituto para afetos verdadeiros.

Reciclagem

Não deixe que as crianças cresçam acreditando que o lixo, uma vez que sai de dentro de casa, deixa de existir. Mostre sempre que determinados materiais devem ser separados e ter um destino diferente. Cada vez mais as cidades estão se equipando para realizar a reciclagem de lixo e caberá às próximas gerações a missão de levar esse trabalho adiante, cobrar medidas públicas para facilitar o reaproveitamento de determinados itens e fazer sua parte na separação do que é descartado dentro de casa.

Contato com a natureza

Apenas tendo contato com a natureza as crianças terão entendimento do que precisa ser preservado. Visitas a parques, reservas ambientais e áreas de proteção são passeios valiosos para toda a família que vão mostrar, de forma lúdica e prazerosa, a riqueza natural, o equilíbrio do meio ambiente e a beleza do planeta que merece ser conservada.

#preservacãoambiental  #ecologia  #petamigos20anos  #windmarketing  #sustentabilidade  #preservacao  #petfriends  #aqualung  #institutoaqualung

Fonte: https://mudatudo.com.br/criancas-conscientes-para-um-futuro-melhor/


Comentários (0)


Deixe um comentário