Crianças transformam terrenos abandonados em parque no Peru.

São historias como estas que nos fazem acreditar que ainda poderemos ver um futuro lindo para nosso planeta.

Precisamos divulgar e fazer com que essas atitudes também se realizem aqui no Brasil. Vários terrenos estão ociosos ou simplesmente viraram depósitos de lixos  ou os famosos “pontos viciados de descarte irregular de lixo” que as prefeituras não conseguem eliminar.

Mas se em vez de mantermos esses terrenos abandonados, juntarmos as crianças da vizinhança, para abraçarmos e cuidarmos deles, quem sabe não poderemos ter novas áreas de lazer, de leitura e brincadeiras,  praças e hortas comunitárias, além de várias crianças que poderão se transformar em defensores da natureza e desses locais, impedindo descarte irregular de lixo.

Estaremos assim unindo essas crianças pela amizade, além de ensinarmos sobre o respeito a natureza.

Isto aconteceu no Peru, vamos trazer essa ideia para o Brasil também:

 

No distrito de Comas, no Peru, crianças transformaram toda a vizinhança ao assumir a responsabilidade por criar jardins, hortas, e áreas de convivência em terrenos abandonados. A iniciativa começou pequena, mas melhorou a vida dos moradores de todo o bairro e criou opções de lazer para os mais novos, que antes não tinham onde brincar.

A recuperação do bairro carente começou por iniciativa de Rogelio Ramos Huamán, em 2011. Ao buscar uma utilidade para um pequeno espaço ocioso na frente de sua casa, ele teve a ideia de chamar as crianças da vizinhança para plantar algumas mudas e transformar o local em um jardim.

Os pequenos moradores responderam ao chamado e o plano deu tão certo que, em poucos meses, outros pontos verdes surgiram pelo bairro. Em espaços, antes abandonados, hortas e jardins passaram a ser cultivados e cuidados regularmente.

Ao ver o interesse das crianças crescendo e mudando a paisagem, a comunidade de Comas pediu à prefeitura que fosse cedido a elas um terreno de 120m², que estava esquecido e acabava se tornando área de acúmulo de lixo. Uma empresa doou fertilizantes e, em ritmo de brincadeira, o local ganhou árvores e espaços para leitura e diversão.

A mudança foi abraçada pela ONG Ania, que estimula contato das crianças com a natureza para um futuro mais sustentável.

Criada pelo ambientalista Joaquín Leguía, a ONG tem sede no Peru e também atua em países como Chile, Equador e Canadá.

Com o projeto TiNi: Tierra de niñas, niños y jóvenes (Terra de meninas, meninos e jovens, em tradução livre), a Ania incentiva a doação de áreas ociosas para que as crianças cultivem, criem espaços verdes, e se transformem em agentes de mudança. Elas se tornam responsáveis pela manutenção do local, plantam mudas doadas pela vizinhança e decoram os espaços com placas feitas à mão.

 

Este conteúdo está alinhado com o ODS11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

E também pode ser feito no Brasil.

Fonte: https://mudatudo.com.br/criancas-transformam-terrenos-vazios-em-areas-verdes/


Comentários (1)

Nestablo Ramos

13 Setembro, 2019
Nossa! Eu fazia muito isso com meus amigos quando crianças! Que legal ver a garotada de hoje seguindo o mesmo caminho :D

Deixe um comentário