Licenciamento no Brasil
A ideia por trás do mercado de licenciamento de
produtos é um nicho que permite aos fãs comprarem diversos itens com a marca de
seus heróis, celebridades ou marcas favoritos e possuir em casa objetos dessas
marcas como uma recordação.
Hoje, além dos filmes de cinema, também o esporte, a
internet, séries de tv, personagens literários
e até mesmo games podem se transformar em licenciamento.
Segundo a Abral – Associação Brasileira de
Licenciamento –usar uma marca, imagem ou propriedade intelectual e/ou
artística, devidamente registrada, rendeu em 2017 cerca de R$ 18 bilhões para o varejo, um
crescimento de 50% nos últimos 5 (cinco) anos.
Para
2018, o estimado, até o final do ano, serão 500 empresas licenciadas e cerca de
600 licenças disponíveis, sendo 80% dessas marcas estrangeiras e 57% na
categoria entretenimento, que reúne cinema e televisão, agregando grandes
franquias.
Assim,
uma empresa que trabalha com produtos licenciados precisa estar antenada às
novidades e lançamentos de filmes e séries de tv que farão sucesso junto ao seu
público – crianças, jovens ou adultos.
A
licença certa agradará os consumidores e para isso é importante entendermos o que explica o sucesso de
determinada marca e a compatibilidade dos valores da empresa com os cultuados
pelo público alvo que desejamos atingir.
A marca escolhida deve engajar o público, criar
defensores voluntários e mesmo assim haverão muitos desafios a serem superados
no mercado de licenciamento brasileiro.
Encontrar parcerias rentáveis, distribuir produtos
de qualidade, compartilhar dos mesmos valores e principalmente, estar sempre
atento aos desejos do consumidor, o que os agrada e motiva, pois eles estão
sempre em transformação.
Trabalhar com produtos licenciados é mais do que
simplesmente vender produtos, é oferecer a emoção, que a marca representa.
Claro que o preço, estoque e a diversidade de
portfólio são importantes, porém é esse sentimento que uma marca provoca que
representa o principal ativo do licenciamento.
E produto licenciado vende mais?
Aqui entramos em um assunto muito interessante, a
resposta ideal seria “depende de sua estratégia”, mas geralmente eles acabam
dando um retorno em vendas bem interessante.
O resultado de um programa de licenciamento aplicado
a um produto depende totalmente de decisões estratégicas, como a escolha da
melhor propriedade para seu público e canal, desenvolvimento de um bom produto,
que explore bem o universo lúdico trabalhado pela licença, e o cenário onde
você estará atuando. De nada adianta querer fazer, por exemplo, um relógio
adulto masculino com a marca infantil Patati-Patata. Em geral, quando bem
escolhida a licença, e o produto bem trabalhado, o resultado de um programa de
licenciamento refletirá de 20 a 50% em vendas a mais do que um produto de marca
própria, o que significa muito, pois o produto licenciado permite uma faixa de
lucratividade superior ao produto convencional.
Com o licenciamento você poupa grandes investimentos
de mídia, em desenvolvimento de produto, em divulgação e lança um produto para
um público que já conhece e gosta da marca. Tem alto valor agregado e aumenta
sua margem de lucro.
Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/o-cenario-do-mercado-de-licenciamento-no-brasil/
Fonte: : http://abral.org.br/o-setor/
Fonte : http://www.lantindesign.com.br/blog/licenciamento-de-marcas-esportivas/
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