Mergulhadores criam projeto de limpeza de praias

Infelizmente nem todas as pessoas respeitam a limpeza das praias e dos mares, deixando que o lixo contamine os oceanos e prejudicando a delicada harmonia dos biomas marinhos.

 

Foi esse problema que estimulou um grupo de mergulhadores a criar o Projeto Verde Mar, iniciativa que realiza ações de vigilância ambiental marinha no Brasil e investe na educação ambiental e treinamento de mergulhadores.

 

Criado há um ano, o movimento realiza mensalmente uma ação de limpeza na Praia Vermelha, na Urca, no Rio de Janeiro, de onde já retirou mais de 110 quilos de lixo, entre eles garrafas de cerveja, calçados, talheres e até uma cadeira de escritório – tudo de uma profundidade de até doze metros.

De acordo com Caio Salles, jornalista e um dos mergulhadores responsáveis pelo projeto, a falta de fiscalização eficaz obrigou a ele e seus outros três amigos, fundadores do Verde Mar, a dar início ao trabalho permanente de limpeza submarina e conscientização dos frequentadores das praias da região.

 

O bom é que a iniciativa vem crescendo. Em sua última limpeza, a ação reuniu 20 mergulhadores que, assim como os organizadores, ficam pasmos com a quantidade e o perigo de muitos materiais descartados no mar, como as velas de ignição de carros, usadas como peso por pescadores locais, que demoram milhares de anos para se decompor, causando prejuízos incalculáveis ao meio ambiente.

Apesar de pequeno, o grupo vem lutando para aumentar a fiscalização na Praia Vermelha, proibindo o uso de redes na captura de peixes e forçando a regulamentação da pesca recreativa.

É uma pena que nem todas as pessoas ainda tenham criado a consciência do mal que podem fazer  com seus pequenos gestos, muitas vezes até sem maldade, de jogar lixo no mar. O que vai volta, mas até lá quem sofre são os animais marinhos, incapazes de saber  o mal que faz esse lixo e, achando que seja um alimento, morrem intoxicados, envenenados com o lixo enviado  “sem culpa” ao mar e aos  rios.

Está na hora de criarmos uma forma de educar as novas gerações para que não façam isso hoje e nem no futuro e também possam alertar os adultos  que ficam próximos a elas para não fazerem.

Todos os protetores da natureza tentam alertar aos adultos para não jogarem lixo de forma impropria, mas parece que são palavras jogadas ao vento pois, todo mundo pensa que não é para eles, esses avisos são sempre  para as outras pessoas, mas não, esse alerta é para cada um de nós, brasileiros, adultos e crianças, que desejam continuar a  apreciar a natureza, o mar,  os animais, nadar em um rio  com águas limpas e transparentes.

Vamos fazer cada um a sua parte? Lixo é no lixo, não no chão , no rio ou no mar.

#sustentabilidade  #preservação  #preservação ambiental  #petfriends   #cleanuptheworld   #institutoaqualung  #nestabloramos  #ecologia #meioambiente

FONTE : https://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/mergulhadores-criam-projeto-de-limpeza-de-praias/

 


Comentários (0)


Deixe um comentário