O CRESCIMENTO DA ANIMAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XXI - PARTE 10

A indústria brasileira de animação  vem sendo apoiada, de  forma recorrente, pelo BNDES.

Afinal, é um mercado relevante e com grande potencial  econômico, não só no Brasil mas no mundo. Segundo PWC(2018) o mercado de games, publicidade na internet e serviços de streaming são os segmentos mais dinâmicos no mercado de entretenimento e com ótima perspectiva de crescimento. Sem contar o segmento de cinema também com perspectiva de crescimento. O que significa crescimento na demanda por animações.

As animações tendem a  ter inserções  mais longas no mercado, ou seja,  durante um período mais longo do que outras produções, o que quer dizer,  o ciclo de vida do produto é mais longo.  Além disso, muitas vezes, as séries de TV têm diversas temporadas e os filmes, têm continuações.

Além disso, devemos observar o impacto da indústria de animação nas exportações, potencializada pela facilidade de dublagem e a linguagem universal da animação. Permitindo assim a exportação para novos mercados, mesmo após  algum tempo de sua exibição.

Portanto, além do mercado nacional de animação, abrem-se grandes oportunidades para produção de animações também para o mercado internacional  de séries de tv.  Isto porque é possível produzir no Brasil séries completas, de 13 a 26 episódios, de 26 a 52 minutos por temporada, por valores de produção equivalentes aos valores de produção de um piloto (primeiro episodio teste) de séries americanas.

FONTE: O MERCADO CONSUMIDOR DE ANIMAÇÃO NO BRASIL – por Diego Nyko e Patrícia Zendron

PWC – PRICEWATERHOUSECOOPERS. Global entertainment and media outlook 2018-2022. [S.l.], 2018. Disponível em: https://www.pwc.com/gx/en/ industries/tmt/media/outlook.html. Acesso em: 7 fev. 2019.

 

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