O CRESCIMENTO DA ANIMAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XXI - PARTE 8
O crescimento do mercado da
animação no Brasil sofreu um grande
impulso com o aumento do número de canais
de TV e do impulso oferecido pelas “cotas” brasileiras na TV por
assinatura, que traduzimos por uma maior demanda por animações seriadas
nacionais, nos canais de TV por
assinatura, Tv’s aberta, além do cinema,
VoD, games, e aplicações
corporativas.
Além disso, a hegemonia dos
grandes estúdios internacionais voltados para a produção de longas-metragens de
animação, acabou induzindo as produtoras
independentes nacionais a se voltarem para o mercado de séries animadas para a
TV, com menores barreiras à entrada.
O grande potencial de
desenvolvimento da animação brasileira já havia sido identificado em estudo
publicado pelo BNDES em 2014 (GAMA, 2014), que se apoiou em análises teóricas e
em alguns números referentes ao mercado mundial de animação para avaliar estratégias
de inserção internacional do Brasil nessa indústria.
Porém, existem várias limitações
que atrapalham chegar a uma estimativa mais aproximada de valores do quanto
realmente o brasileiro consumiu de animações no Brasil (TV aberta, horários,
pacotes nas TV por assinatura, bilheteria de cinemas, produção em games,
espaços publicitários com animação etc).
Uma outra limitação identificada
foi o segmento de licenciamento de direitos derivados de animações para
produtos e serviços de outros mercados, que contribui sobremaneira para
resolver a equação financeira dos estúdios produtores de animação.
FONTE: O MERCADO CONSUMIDOR DE ANIMAÇÃO NO BRASIL – por Diego
Nyko e Patrícia Zendron
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NESTABLO RAMOS NETO
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