O CRESCIMENTO DA ANIMAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XXI - PARTE 9


O crescimento do mercado da animação no Brasil sofreu um grande impulso com o aumento do número de canais de TV e o impulso oferecido pelas “cotas” brasileiras na TV por assinatura, que traduzimos por uma maior demanda por animações seriadas nacionais, nos canais de  TV por assinatura, Tv’s aberta,  além do  cinema,  VoD, games, e aplicações  corporativas.

Porém ainda existe uma grande diferença no cinema entre a animação brasileira e as animações internacionais. Segundo a ANCINE/2018, a animação brasileira de maior bilheteria em 2017, foi LINO, UMA AVENTURA DE SETE VIDAS,  produzido por Rafael e Walbercy Ribas, com uma bilheteria de R$ 4,3 milhões nos cinemas. Já a animação internacional de maior bilheteria no mesmo ano foi MEU MALVADO FAVORITO 3, produzido pelos EUA, que arrecadou R$ 126 milhões, no Brasil.

Outro mercado em crescimento é a animação produzida para os games. Em um mercado consumidor de games estimado em mais de R$ 4,43 bilhões. Em 2016, as animações geraram  mais de R$ 1,68 bilhões. Sem falar no mercado publicitário, porém ainda não temos as estimativas sobre este mercado, o que nos permite dizer que podemos  estar subestimando o crescimento do mercado de animação brasileiro,

Tudo isso contribui para o crescimento do mercado de licenciamento pelo mundo. As vendas de produtos licenciados no mundo afora foi de US$ 271,6 bilhões em 2017 e os royalties gerados com as vendas chegou a US$ 14,5 bilhões, 2,6% superior a 2016. Já no Brasil, o faturamento do varejo com produtos licenciados, em 2017, chegou a R$17,8 bilhões, mantendo o mesmo número em relação ao ano de 2016.

FONTE: O MERCADO CONSUMIDOR DE ANIMAÇÃO NO BRASIL – por Diego Nyko e Patrícia Zendron

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