O CRESCIMENTO DO MERCADO DE LICENCIAMENTO DE MARCAS BRASILEIRO – UMA NOVA OPÇÃO DE MARKETING PARA ALAVANCAR O FATURAMENTO
O mercado de licenciamento de
marcas vem crescendo muito no Brasil desde os anos 2.000.
Só em 2010 o mercado cresceu R$
4,4 bilhões, de acordo com estimativas da entidade, com royalties de 6% a 14%. Em 2009, o valor movimentado foi de R$ 4
bilhões, de acordo com a Abral (Associação
Brasileira de Licenciamento). O ano que mais se faturou com produtos
licenciados foi em 2015 com um total de R$ 17 bilhões, seguido de 2014 com R$ 14
bilhões e 2013 com R$ 12 bilhões de reais.
Segundo dados da Associação
Brasileira de Licenciamento (Abral), as empresas que lançam produtos
tematizados deverão ter faturamento de R$ 18 bilhões em 2018, o que
representaria um crescimento de 7% em relação a 2017.
Em termos mundiais, a previsão é
de que estas transações atingirão US$ 240 bilhões, sendo US$ 150 bilhões apenas
nos Estados Unidos.
O Brasil está entre os seis
países que mais trabalham o licenciamento de marca: EUA, Japão, Inglaterra,
México e Canadá. Considerados atualmente os mais expressivos, de acordo com
Abral, 2015.
No Brasil, já são cerca de 600
empresas licenciadas, sendo a maioria delas voltadas ao público infantil.
Segundo Marici Ferreira,
presidente da Abral, este é um campo que traz muitas oportunidades. Em
declaração concedida ao site Mercado e Consumo, ela afirmou: “O licenciamento
de marcas tem se mostrado uma boa oportunidade tanto para as empresas
detentoras das marcas, que ganham royalties com sua licença, como para aquelas
que desenvolvem produtos ou serviços e podem agregar valor a eles por meio da
aplicação de uma marca, imagem ou personagem”.
Dentro do mercado de
licenciamento é possível inovar em diversas áreas como na criação e
desenvolvimento de produtos diferenciados, utilização de novas técnicas de
gestão, organização de portfólios de lançamentos, desenvolvimento de material
de comunicação exclusivo, criação de uma identidade visual da marca para que
ela possa conversar com o público.
É possível também, dentro desse
setor, trabalhar com o branding sensorial, onde valorizamos os cinco sentidos
humanos e os associamos às marcas, assim como trabalhar também com regras de
posicionamento de marca e alavancagem de faturamento, para atingir as
expectativas desejadas para cada marca, através de ações promocionais e de
lançamento de produtos, por exemplo, e muito mais.
No Brasil os produtos voltados
para o público infantil são os que mais lideram as vendas, mas outros setores
como o esportivo e o “cool”, como é o caso da Coca Cola e da Pepsi, por
exemplo, vem crescendo gradativamente também.
É possível afirmar que as marcas
no setor de licenciamento causam um grande impacto e se diferenciam no ponto de
venda.
Por outro lado, traz maior
exclusividade às lojas podendo aumentar a demanda da oferta e procura, muitas
vezes por serem diferentes das marcas convencionais, elas são mais fáceis dos
consumidores associarem o produto à marca e de se fixarem na mente de cada
indivíduo.
É possível aproveitar a
oportunidade para associar rapidamente um produto a um modismo, conseguir
atender de forma mais adequada a determinados segmentos de público, são mais
visíveis e possuem um DNA próprio.
Por outro lado, o setor de
licenciamento exige muito com relação à qualidade do produto a ser colocado no
ponto de venda, os processos não são tão rápidos, exigem certo planejamento para
o produto ser lançado pois há muitos estágios de aprovação de produto desde a
liberação do guide com as artes até todas as negociações que devem passar pelas
agências de licenciamento, que representam determinadas marcas, e aprovadas previamente pelas donas das marcas
como o caso da: Eone, Universal Studios, Sony entre outras.
Este é um mercado que ainda tem
muito a ser explorado, tanto no mundo
quanto aqui no Brasil, em que é possível
a aplicação e utilização de variados
conhecimentos da gestão de marcas.
Ele apresenta um grande leque de
marcas e produtos que ainda podem ser desenvolvidos.
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FONTES: Artigo
original de Priscila Carvalho Ferrari publicado no site infobranding http://www.infobranding.com.br/6669-2/
http://abcasa.org.br/2019/01/07/mercado-de-licenciamento-de-produtos-devera-faturar-18-bilhoes-em-2018/
Imagem de Tomasz Mikołajczyk por Pixabay
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Nestablo Ramos
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