O CRESCIMENTO DO MERCADO DE LICENCIAMENTO DE MARCAS BRASILEIRO – UMA NOVA OPÇÃO DE MARKETING PARA ALAVANCAR O FATURAMENTO

O mercado de licenciamento de marcas vem crescendo muito no Brasil desde os anos 2.000.

Só em 2010 o mercado cresceu R$ 4,4 bilhões, de acordo com estimativas da entidade, com royalties de 6% a 14%.  Em 2009, o valor movimentado foi de R$ 4 bilhões, de acordo com a Abral  (Associação Brasileira de Licenciamento). O ano que mais se faturou com produtos licenciados foi em 2015 com um total de R$ 17 bilhões, seguido de 2014 com R$ 14 bilhões e 2013 com R$ 12 bilhões de reais.

Segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), as empresas que lançam produtos tematizados deverão ter faturamento de R$ 18 bilhões em 2018, o que representaria um crescimento de 7% em relação a 2017.

Em termos mundiais, a previsão é de que estas transações atingirão US$ 240 bilhões, sendo US$ 150 bilhões apenas nos Estados Unidos.

O Brasil está entre os seis países que mais trabalham o licenciamento de marca: EUA, Japão, Inglaterra, México e Canadá. Considerados atualmente os mais expressivos, de acordo com Abral, 2015.

No Brasil, já são cerca de 600 empresas licenciadas, sendo a maioria delas voltadas ao público infantil.

Segundo Marici Ferreira, presidente da Abral, este é um campo que traz muitas oportunidades. Em declaração concedida ao site Mercado e Consumo, ela afirmou: “O licenciamento de marcas tem se mostrado uma boa oportunidade tanto para as empresas detentoras das marcas, que ganham royalties com sua licença, como para aquelas que desenvolvem produtos ou serviços e podem agregar valor a eles por meio da aplicação de uma marca, imagem ou personagem”.

Dentro do mercado de licenciamento é possível inovar em diversas áreas como na criação e desenvolvimento de produtos diferenciados, utilização de novas técnicas de gestão, organização de portfólios de lançamentos, desenvolvimento de material de comunicação exclusivo, criação de uma identidade visual da marca para que ela possa conversar com o público.

É possível também, dentro desse setor, trabalhar com o branding sensorial, onde valorizamos os cinco sentidos humanos e os associamos às marcas, assim como trabalhar também com regras de posicionamento de marca e alavancagem de faturamento, para atingir as expectativas desejadas para cada marca, através de ações promocionais e de lançamento de produtos, por exemplo, e muito mais.

No Brasil os produtos voltados para o público infantil são os que mais lideram as vendas, mas outros setores como o esportivo e o “cool”, como é o caso da Coca Cola e da Pepsi, por exemplo, vem crescendo gradativamente também.

É possível afirmar que as marcas no setor de licenciamento causam um grande impacto e se diferenciam no ponto de venda.

Por outro lado, traz maior exclusividade às lojas podendo aumentar a demanda da oferta e procura, muitas vezes por serem diferentes das marcas convencionais, elas são mais fáceis dos consumidores associarem o produto à marca e de se fixarem na mente de cada indivíduo.

É possível aproveitar a oportunidade para associar rapidamente um produto a um modismo, conseguir atender de forma mais adequada a determinados segmentos de público, são mais visíveis e possuem um DNA próprio.

Por outro lado, o setor de licenciamento exige muito com relação à qualidade do produto a ser colocado no ponto de venda, os processos não são tão rápidos, exigem certo planejamento para o produto ser lançado pois há muitos estágios de aprovação de produto desde a liberação do guide com as artes até todas as negociações que devem passar pelas agências de licenciamento, que representam determinadas marcas,  e aprovadas previamente pelas donas das marcas como o caso da: Eone, Universal Studios, Sony entre outras.

Este é um mercado que ainda tem muito a ser  explorado, tanto no mundo quanto aqui no Brasil,  em que é possível a aplicação e utilização  de variados conhecimentos da gestão de marcas.

Ele apresenta um grande leque de marcas e produtos que ainda podem ser desenvolvidos.

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FONTES: Artigo original de Priscila Carvalho Ferrari publicado no site infobranding http://www.infobranding.com.br/6669-2/

http://abcasa.org.br/2019/01/07/mercado-de-licenciamento-de-produtos-devera-faturar-18-bilhoes-em-2018/

Imagem de Tomasz Mikołajczyk por Pixabay


Comentários (1)

Nestablo Ramos

03 Julho, 2019
Espero que não apenas o Brasil cresça na área, mas que principalmente os investidores prestem mais atenção no que o país e criadores de conteúdo têm a oferecer.

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