O LICENCIAMENTO NO BRASIL
Desde a década de
1940, o licenciamento no Brasil vem crescendo e se modificando, parte movido
por marcas estrangeiras, mas vemos as marcas e os autores nacionais ganhando
força e destaque nesse mercado.
O licenciamento
começou a ganhar força a partir dos anos 2000. Em 2014 faturou R$ 14 bilhões,
2015 foi R$ 17 bilhões e, 2019, cresceu 6% em relação a 2018, chegando a casa
de 20 bilhões de reais, segundo dados da ABRAL. Em média, o faturamento cresce
5% ao ano e se torna cada vez mais profissional. Uma excelente alavanca de
marketing às empresas. O principal motivo para fazer um licenciamento é agregar
valor ao produto, destacando-o no PDV e atrair os consumidores.
Com um
licenciamento, a empresa atestará qualidade ao produto, investindo no
marketing, redes sociais, e permitindo uma precificação diferenciada, ou
seja, a venda por um valor superior.
O Brasil já está
entre os 6 países com maior faturamento em licenciamento de marcas do mundo,
atrás dos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá, considerados os
mais expressivos, segundo a Abral (2015).
E nesse
crescimento, as marcas brasileiras ganham destaque: personagens, temas e
conteúdo que agradam ao consumidor e valorizam os produtos.
Um mercado em crescimento.
#marketing #licensing #marcas
#marcasepersonagens #licenciamentonobrasil #licenciamento
#licenciamentobrasileiro #licenciamentoambientalbahia #portaldolicenciamento
#designers #design #graphicdesign
#decoration #designer #designerdeprodutos #marketingonline #marketingplan
#marketingdigital #maketingstrategy #marketingdeconteúdo #marketingsgency
#business #brinquedos #fashion
#camisetas #confecção #moda #modainfantil #kids #abral #epgrupo #festa
#decoraçãoinfantil #festasinfantis #superheroisdobrasil #empreendedorismo
#likeforlike #life #friends #travel #style #ecoaventura #nature
#art #ecologia #baby #beach
#aventurasnahidrosfera #ecoaventura #animação #filme # comics #ocean
#startse #natureza
#desenvolvimentoinfantil #summer #produtos #publicidade #tendências
#preservaçãoambiental #aventura #osprotetores
Comentários (0)
Deixe um comentário