O LICENCIAMENTO NO BRASIL


Desde a década de 1940, o licenciamento no Brasil vem crescendo e se modificando, parte movido por marcas estrangeiras, mas vemos as marcas e os autores nacionais ganhando força e destaque nesse mercado.

 

O licenciamento começou a ganhar força a partir dos anos 2000. Em 2014 faturou R$ 14 bilhões, 2015 foi R$ 17 bilhões e, 2019, cresceu 6% em relação a 2018, chegando a casa de 20 bilhões de reais, segundo dados da ABRAL. Em média, o faturamento cresce 5% ao ano e se torna cada vez mais profissional. Uma excelente alavanca de marketing às empresas. O principal motivo para fazer um licenciamento é agregar valor ao produto, destacando-o no PDV e atrair os consumidores.  

 

Com um licenciamento, a empresa atestará qualidade ao produto, investindo no marketing, redes sociais, e permitindo uma precificação diferenciada, ou seja, a venda por um valor superior.

 

O Brasil já está entre os 6 países com maior faturamento em licenciamento de marcas do mundo, atrás dos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá, considerados os mais expressivos, segundo a Abral (2015).

 

E nesse crescimento, as marcas brasileiras ganham destaque: personagens, temas e conteúdo que agradam ao consumidor e valorizam os produtos.

 

Um mercado em crescimento. 


#marketing #licensing #marcas #marcasepersonagens #licenciamentonobrasil #licenciamento #licenciamentobrasileiro #licenciamentoambientalbahia #portaldolicenciamento #designers  #design #graphicdesign #decoration #designer #designerdeprodutos #marketingonline #marketingplan #marketingdigital #maketingstrategy #marketingdeconteúdo #marketingsgency #business  #brinquedos #fashion #camisetas #confecção #moda #modainfantil #kids #abral #epgrupo #festa #decoraçãoinfantil  #festasinfantis  #superheroisdobrasil #empreendedorismo #likeforlike #life #friends  #travel  #style #ecoaventura  #nature  #art  #ecologia #baby #beach #aventurasnahidrosfera #ecoaventura #animação #filme # comics #ocean #startse  #natureza #desenvolvimentoinfantil #summer #produtos #publicidade #tendências #preservaçãoambiental #aventura #osprotetores


Comentários (0)


Deixe um comentário