Os 10 anos de Marketing Digital no Brasil – Um mercado em crescente expansão: 2019 - 2009
Em 2009 não se imaginava que o
marketing digital se tornaria o principal investimento de publicidade no
Brasil, mas dez anos depois, dados apontam que essa não é apenas a preferência
da maioria dos empresários, como também uma tendência para o crescimento do
mercado. É um dos poucos setores que, mesmo com a economia em recessão,
continuou crescendo. Não é para menos, afinal 87% dos brasileiros utilizam
algum tipo de rede social hoje em dia, que é um dos canais mais importantes de
comunicação com o público.
E por mais que pareça que esse é
um fenômeno que ocorreu da noite para o dia, existe uma forma muito simples de
explicar esse grande crescimento do marketing digital no Brasil. Enquanto o
grande mercado ainda não prestava atenção nesse movimento, no ano de 2009 já
existiam agências pensando em estratégias de marketing digital e apostando no
futuro. É o caso da Agência Espalhando, que tem como o seu principal atrativo a
especialização em SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias
que visam a otimização de sites e redes sociais através de diversos tipos de
técnicas.
Hoje em dia uma referência quando
se fala no assunto, o idealizador da agência, Flávio Muniz, fala sobre o que o
levou a apostar nesse mercado que ainda era instável na época. “A internet
sempre foi uma grande aposta para o futuro e como profissional de marketing
isso parecia o certo a se fazer na época. O marketing digital também estava
começando a dar frutos fora do Brasil e eu me atentei a isso rapidamente”,
afirma Flávio.
Mas o trabalho de muitos anos de
algumas agências não é a única explicação para o sucesso desse segmento hoje em
dia, o costume das pessoas com as estratégias de marketing digital também tem
ajudado bastante.
Estima-se que mais de 70% dos
internautas já fizeram algum tipo de compra após uma campanha de e-mail,
marketing, o que indica que é um recurso que também tem futuro.
E quem pensa que trabalhar com
Consultoria em marketing digital e SEO é algo totalmente pragmático, se engana.
O segmento é volátil assim como a internet e passa por constantes mudanças, o
que obriga as agências a se renovarem cada vez mais rapidamente. “A forma como
o conjunto de práticas do SEO se transforma é assustador. Temos que aprender
novas técnicas, novas estratégias todos os dias para nos mantermos dentro desse
mercado. Por isso o aprendizado é eterno, todo dia tem uma lição nova”, conta
Flávio Muniz.
Não se sabe exatamente o que o
futuro reserva para as novas tendências e estratégias, ainda que já existam
estimativas sobre as tendências para as próximas décadas, mas uma certeza é que
2019 será um ano em que esse mercado crescerá ainda mais no Brasil. Trabalhos
como os da Agência Espalhando são um exemplo de sucesso para diversas marcas, o
que acaba atraindo não apenas novos clientes, mas também novos investidores que
veem o mercado com ótimos olhos.
O certo é que se deve ficar
atento às tendências de mercados já mais evoluídos como os da América do Norte,
por exemplo, sem deixar de levar em conta o fator cultural do Brasil e as
peculiaridades do nosso mercado. “Mesmo depois de 10 anos dentro de um segmento
tão novo ainda não dá para dizer que ganhamos o jogo, é necessário entender
como o mercado está se desenvolvendo para poder entrar nele. Eu sinto que esse
é apenas o começo, na verdade. ” Descreve Flávio Muniz, com um tom otimista e
bem-humorado sobre o futuro de sua agência e do marketing digital no Brasil.
Website: https://divulgar-site.com/
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