Porque licenciarmos novos produtos
Fabricar artigos com personagens, times de futebol
ou celebridades é uma alternativa para aumentar as vendas.
E assim, como um beneficio, o esforço de marketing
é menor, uma vez que produtos licenciados ganham um excelente espaço de
divulgação nas prateleiras, pois significam produtos com qualidade, credibilidade e que já foram aprovados pelos licenciadores.
Segundo estimativas da ABRAL (Associação Brasileira
de Licenciamento) um produto licenciado tem um giro 45% maior, em média, do que
similares, sem licenciamento.
Cada vez mais empresas hoje, se rendem ao uso do
licenciamento de marcas e personagens como forma de reforçar suas vendas, abrir
novos mercados e conquistar um público mais seletivo, pelo apelo que a marca
tem.
Ainda segundo a ABRAL, existem cerca de 800
empresas licenciadas, utilizando mais de 400 marcas e personagens.
Além disso, o mercado de licenciamento trabalha com
uma regra própria, muito importante para
manter as vendas do licenciado sem baixar a sua a lucratividade, ou seja, uma
licença de uso só é concedida a uma empresa caso ainda não haja ninguém fazendo
algo idêntico ao que essa empresa se propõe a produzir.
Em média a duração dos contratos de licenciamento variam
entre 1 e 3 anos, e cabe à empresa licenciada fazer uma estimativa de produção ao
longo desse período. A partir do volume estimado serão calculados os royalties,
cujo percentual varia de 4% a 12% sobre o valor total das vendas. E a prestação de contas, poderá ser mensal ou
trimestral.
Normalmente, na assinatura do contrato é pago um
adiantamento em torno de 20% sobre o total de royalties previstos, como uma forma
de estimular realmente que a licenciada inicie a produção da marca cujos
direitos ela comprou e não simplesmente guarde o contrato em uma gaveta.
Com o contrato assinado, é liberado um guia de
estilos, um manual de padrões de cores, posições e ângulos nos quais o
personagem pode aparecer. A partir dai é
produzido um protótipo para a aprovação final e liberação da produção em escala para vendas.
A produção sob
licença exige um alto controle de
qualidade e respeito às características originais da marca e/ou personagem,
que é maior ainda quando se trata de celebridades, pois normalmente as
personalidades gostam de checar e participar do desenvolvimento das peças que
levarão seu nome.
Então porque licenciarmos novos produtos?
1.
- Diferenciação em relação aos concorrentes;
2.
- Reconhecimento do publico alvo;
3.
- Rentabilidade por meio de margens mais altas pela
força da marca;
4.
- Entrada facilidade nos principais canais de
distribuição;
5. - Fortalecimento da marca da empresa;
Fonte: ABRAL
Fonte: http://revistapegn.globo.com/
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Nestablo Ramos Neto
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