Porque licenciarmos novos produtos

Fabricar artigos com personagens, times de futebol ou celebridades é uma alternativa para aumentar as vendas.

E assim, como um beneficio, o esforço de marketing é menor, uma vez que produtos licenciados ganham um excelente espaço de divulgação nas prateleiras, pois significam produtos com qualidade,  credibilidade e que  já foram aprovados  pelos licenciadores. 

Segundo estimativas da ABRAL (Associação Brasileira de Licenciamento) um produto licenciado tem um giro 45% maior, em média, do que similares, sem licenciamento.

Cada vez mais empresas hoje, se rendem ao uso do licenciamento de marcas e personagens como forma de reforçar suas vendas, abrir novos mercados e conquistar um público mais seletivo, pelo apelo que a marca tem.

Ainda segundo a ABRAL, existem cerca de 800 empresas licenciadas, utilizando mais de 400 marcas e personagens.

Além disso, o mercado de licenciamento trabalha com uma regra própria, muito  importante para manter as vendas do licenciado sem baixar a sua a lucratividade, ou seja, uma licença de uso só é concedida a uma empresa caso ainda não haja ninguém fazendo algo idêntico ao que essa empresa se propõe a produzir.

Em média a duração dos contratos de licenciamento variam entre 1 e 3 anos, e cabe à empresa  licenciada fazer uma estimativa de produção ao longo desse período. A partir do volume estimado serão calculados os royalties, cujo percentual varia de 4% a 12% sobre o valor total das vendas.  E a prestação de contas, poderá ser mensal ou trimestral.

Normalmente, na assinatura do contrato é pago um adiantamento em torno de 20% sobre o total de royalties previstos, como uma forma de estimular realmente que a licenciada inicie a produção da marca cujos direitos ela comprou e não simplesmente guarde o contrato em uma  gaveta.

Com o contrato assinado, é liberado um guia de estilos, um manual de padrões de cores, posições e ângulos nos quais o personagem pode aparecer.  A partir dai é produzido um protótipo para a aprovação final  e liberação da produção em escala para vendas.

A produção sob licença exige um alto controle de qualidade e respeito às características originais da marca e/ou personagem, que é maior ainda quando se trata de celebridades, pois normalmente as personalidades gostam de checar e participar do desenvolvimento das peças que levarão seu nome.

Então porque licenciarmos novos produtos?

1.       - Diferenciação em relação aos  concorrentes;

2.       - Reconhecimento do publico alvo;

3.       - Rentabilidade por meio de margens mais altas pela força da marca;

4.       - Entrada facilidade nos principais canais de distribuição;

5.       - Fortalecimento da marca da empresa;

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Fonte: ABRAL

Fonte:  http://revistapegn.globo.com/


Comentários (1)

Nestablo Ramos Neto

26 Fevereiro, 2019
Que matéria legal! Por ser uma área ainda em desenvolvimento no Brasil, é importante tornar tudo isso conhecido. Hoje está muito mais fácil para licenciar marcas e personagens do que anos atrás. Principalmente no Brasil, com tantos produtores de conteúdo esperando uma oportunidade para licenciar suas marcas/personagens.

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